Basket: L'Angola remporte le tournoi international de Benguela

Dumbo Mupei, chef de cabinet de l'Institut de développement forestier de Cunene
Cédée


Benguela - L'équipe angolaise de basket-ball a battu dimanche son homologue du Cap-Vert, par 77-68, et a remporté, sans défaite, la présente édition du tournoi international dénommé "Ville de Benguela".

A la mi-temps, les Angolais étaient menés par 33-36, mais ils ont beaucoup lutté pour renverser la tendance.

Source  :   

https://www.angop.ao/fr/noticias/desporto/basquetebol-angola-conquista-torneio-internacional-de-benguela/

Mis à jour le  :   

22/6/2022

Pormenor de uma partida da Selecção Nacional
Walter dos Reis


Benguela - A selecção nacional sénior masculina de basquetebol conquistou, este domingo, o torneio internacional "Cidade de Benguela", ao derrotar a sua similar de Cabo Verde, por 77-68.

Ao intervalo, os angolanos perdiam por 33-36, num jogo em que Cabo Verde também venceu o primeiro quarto, por 16-20

Na segunda parte do jogo viu-se a equipa angolana com outra disposição, melhor a defender e a atacar, com o veterano Leonel Paulo a destacar-se na defesa e Gerson Gonçalves (Lukeny) e Childe Dundão a se encarregarem de levar o conjunto a vencer os dois últimos quartos por 62-49 e 77-68, resultado final.

Destacaram-se por parte de Angola, o extremo-poste Gerson Gonçalves (Lukeny) e o base Childe Dundão, com 19 e 15 pontos, respectivamente, enquanto por Cabo Verde realce para o poste Joel Almeida e o base Chann Rosa, com 23 e 13 pontos, respectivamente.

Em declarações à imprensa, o técnico da selecção angolana, Pep Clarós, disse que foi um torneio muito bem disputado, que permitiu tirar algumas ilações sobre o estado da equipa.

Considerou os jogos como sendo de muito contacto físico, o que já esperava, sobretudo porque na segunda janela de Abidjan, Angola vai ombrear com a República Centro Africana, uma equipa muito forte no jogo físico.

Reconheceu o facto de, em alguns momentos, a selecção não se mostrar bem, mas prometeu continuar a trabalhar para melhor alguns aspectos nos próximos desafios.

Na mesma senda, referiu que vai analisar as ausências de alguns atletas, mas informou que vai contar com o contributo de dois ou três jogadores que se encontram na equipa B e que certamente darão maior dinamismo à equipa.

Por seu lado, Emanuel Trovoada, técnico de Cabo Verde, afirmou que a sua equipa jogou apenas com cinco atletas que participaram no último Afrobasket, mas, ainda assim, teve um desempenho positivo.

"Estamos sem sete jogadores que foram ao Afrobasket e mesmo assim jogamos bem. Vamos continuar a trabalhar para melhorar no crescimento da equipa, visando a próxima janela de Kigali", frisou.

Felicitou a Federação Angolana de Basquetebol e o Governo Provincial de Benguela pela organização e apoio prestado.

Classificação final:

1º- Angola A, 2º- Moçambique, 3º- Cabo Verde e 4º- Angola B.

Melhor cestinha: Gilson Bango - Angola B, com 64 pontos, e MVP da prova: Gerson Gonçalves (Lukeny) - Angola A.


Fonte  :   

https://www.angop.ao/noticias/desporto/basquetebol-angola-conquista-torneio-internacional-de-benguela/

Atualizado  :   

22/6/2022

Conseil de lecture

"Poemas de Angola"
Agostinho Neto

L'Angola en Musique

Citation

" Il n'est pas nécessaire de réussir pour entreprendre, ni d'entreprendre pour réussir "
Le Duc d'Orange

Vidéo