Luanda - Le Président de la République, João Lourenço, a salué, ce dimanche, le rôle des églises dans la formation des cadres depuis la période coloniale.
João Lourenço s'exprimait lors du culte de commémoration du 50e anniversaire de l'épiscopat méthodiste en Angola, qui a commencé en 1972, lorsque Emílio de Carvalho a été consacré premier évêque angolais, 87 ans après la création de l'organisation dans le pays.
Le Chef de l'État a félicité l'église, en particulier l'évêque Emílio de Carvalho et son épouse. João Lourenço s’est dit être un fils de l’église méthodiste et qu'il suivait avec satisfaction la mission de l'église, notamment en matière de formation des jeunes.
L'acte central du jubilé de l’épiscopat angolais s'est déroulé sous la devise "Épiscopat méthodiste angolais, 50 ans au service de l'Église du Christ", dans le pavillon polyvalent de Kilamba.
Luanda - O Presidente da República, João Lourenço, reconheceu, neste domingo, o papel das igrejas, com particular realce da Igreja Metodista de Angola, que muito tem feito para a formação dos jovens e da sociedade.
Ao dirigir algumas palavras de apreço no Culto Ecumênico que marcou as celebrações dos 50 anos da criação da Igreja Metodista, João Lourenço manifestou-se também satisfeito com a trajectória desta congregação religiosa e pela sua entrega em prol da sociedade.
“Valorizamos a entrega da igreja, com o seu papel na formação dos nossos jovens, muitos dos quais hoje são grandes quadros deste país”, exprimiu.
Disse que o país “deve muito” à Igreja Metodista, pela sua visão de formação quer a nível interno quer na concessão de bolsas de estudo a muitos jovens angolanos para se formarem também no exterior do país.
“Como a nação vive não só da fé, mas, sobretudo, do conhecimento dos seus filhos, pensamos que o país tem de agradecer bastante o papel de todas as igrejas, quer na Angola colonial, quando ainda estavamos oprimidos, quer nesta Angola independente”, afirmou.
Nas suas declarações no Culto Ecumênico, decorrido no Pavilhão Arena do Kilamba, João Lourenço referiu-se também aos esforços do bispo reformado da Igreja Metodista, Emílio de Carvalho, ao longo dos 50 anos de existência da instituição.
O acto central do jubileu do episcopado angolano da Igreja Metodista decorreu sob o lema" Episcopado metodista angolano 50 anos ao serviço da Igreja de Cristo" e teve lugar no pavilhão multiusos do Kilamba.