PRODESI décaisse 166,7 milliards kwanzas depuis 2019

Huíla Agricultura    Créditos de: ANGOP


Luanda - Le programme de soutien à la production, de diversification des exportations et de remplacement des importations (PRODESI) a décaissé, de 2019 à ce jour, un total de 166,7 milliards kwanzas au secteur productif, a déclaré mardi à Luanda, le secrétaire d'État à l'économie, Mário João.


Sur ce décaissement, un total de 105,1 milliards kwanzas a été mis à disposition en 2020, ayant généré environ 29 mille emplois directs, a ajouté le gouvernant, qui s'est exprimé lors du briefing habituel du ministère de l'Économie et du Plan.

Depuis 2019, PRODESI a financé 175 projets, dont les mesures de secours économique (14,3 milliards de Kz), avec 115 projets, dix (10) de plus que la semaine dernière, le programme de soutien au crédit (PAC) a bénéficié de 6,8 milliards kwanzas.


Source :   

https://www.angop.ao/fr/noticias/economia/prodesi-desembolsa-akz-166-7-mil-milhoes-desde-2019/

Mis à jour le  :   

10/11/2020

Huíla Agricultura    Créditos de: ANGOP

Luanda - O Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI) desembolsou, desde 2019 até à data, um total de AKz 166,7 mil milhões ao sector produtivo, informou, nesta terça-feira, em Luanda, o secretário de Estado da Economia, Mário João.Deste desembolso, um total de Akz 105,1 mil milhões foram disponibilizados em 2020, tendo gerado aproximadamente 29 mil postos de trabalho directo, acrescentou o responsável, que falava no habitual briefing do Ministério da Economia e Planeamento.

Desde 2019, o PRODESI já financiou 175 projectos, sendo que as Medidas de Alívio Económico (Kz 14,3 mil milhões), com 115 projectos, mais dez (10) do que na semana passada, Programa de Apoio ao Crédito (PAC) beneficiou de AKz 6,8 mil milhões.

De realçar que se encontram na banca 244 projectos por aprovar e 241 por desembolsar, sendo 76 no sector do comércio, 100 agricultura, 22 indústria alimentar e bebidas, 23 indústria transformadora, seis de pesca marítima, quatro de pesca continental, sete de pecuária e três na área da aquicultura.

No período em causa, o BDA não recepcionou novos projectos do PAC, pelo que os últimos três projectos aprovados  (BIC, BAI e BNI), referem-se a um montante de financiamento aprovado de nove mil milhões de Kwanzas.

Sobre o apoio e acesso ao crédito, explicou que, na semana transacta, foram registadas 22 novos pedidos  de apoio ao crédito, totalizando até hoje 5.298 pedidos, dos quais 2.837 reuniram requisitos e encontram-se activos na base de dados.

Ainda sobre esta matéria, acrescentou que, dos projectos activos, 1.195 estão em constituição do dossier de crédito, representando cerca de 42% dos projectos activos e 241 em negociação na banca.

No briefing,  o secretário de Estado da Economia, Mário João, explicou  que o Fundo de Garantia de Crédito (FGC) não reportou novas garantias emitidas, pelo que, até à data, foram emitidas um total de 17 garantias num montante de AKz 25 mil milhões, proporcionando um financiamento de Kz 38 mil milhões.

Em relação ao domínio do acesso ao mercado interno, informou que o Ministério da Economia e do Planeamento, em parceria com os Ministérios da Indústria e Comércio, Agricultura e Pescas e Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTCS) realizou um encontro com o objectivo de avaliar o grau de funcionamento do SEPE, relativamente ao processo de licenciamento.

No âmbito da nova dinâmica que está a ser implementada no mecanismo de fiscalização e controlo do cumprimento do Decreto Presidencial 23/19, está a ser melhorada o registo de informação de todos os contratos de compra futura que são registados na plataforma electrónica ao nível das Direcções Nacionais do Comércio Externo, Indústria, Agricultura, Pescas e Serviços Veterinário.

Ainda neste domínio, acrescentou que se prosseguiu com o cadastramento dos produtores nacionais no Portal da Divulgação da Produção Nacional, sendo que já conta com 7. 132produtores registados, mais 190 do que na semana passada.

Já no processo de integração dos operadores de transporte e logística na cadeia de valor da produção nacional, importa destacar que as províncias até ao momento registaram no PPN um total de 1557 operadores de transporte e logística, sendo que não se registou nenhum dado relativamente à semana passada.


Fonte :   

https://www.angop.ao/noticias/economia/prodesi-desembolsa-akz-166-7-mil-milhoes-desde-2019/

Atualizado  :   

10/11/2020

Livre de la Semaine

"Poemas de Angola"
Agostinho Neto

Musique de la Semaine

Citation de la Semaine

" Il n'est pas nécessaire de réussir pour entreprendre, ni d'entreprendre pour réussir "
Le Duc d'Orange

Vidéo de la semaine